O componente Universidade e Sociedade, é fundamental para entender sobre a função das universidades em diversos contextos, sendo eles histórico, político, econômico, social e pedagógico. E conhecer estes aspectos no início da formação geral é relevante para se compreender a importância da instituição e de como deve ser a relação do educando com a mesma.
Saber o processo histórico da universidade no Brasil e no mundo é relevante para o entendimento de que este é um espaço de privilégio e por muito tempo foi excludente para a maioria das pessoas, principalmente, as que vivem em extrema vulnerabilidade social. E por isso, deve-se lutar para que as instituições públicas de ensino, sejam mais acessíveis e popular.
Particularmente, chegar no nível superior, é uma prerrogativa, pois embora, já tenha tido chances de concluir outros cursos, não conseguir por uma questão socioeconômica, ou seja, afortunada por uma oportunidade, mas desprovida de condições para aproveitá-la. Por isso, a discussão sobre meritocracia neste componente foi fundamental para entender que por vezes a culpa que eu carregava por não ter concluído os cursos que iniciei, não era exclusivamente minha, mas sim de um processo histórico de desigualdade social.
Porquanto, foi extremamente necessário falar sobre medidas afirmativas, como as cotas sociais e raciais, como direito de pessoas que historicamente foram excluídas pelas péssimas condições de educação oferecida pelo Estado ao longo do tempo, desde a escravidão. Isto de fato é uma reparação histórica e não uma esmola ou bem feitoria do Estado.
Este componente, é indispensável, pois assim que chega na universidade, o educando deve saber quais funções exerce a instituição onde estuda, qual seu plano orientador, seus antecedentes, modelo e bases teóricas. Além de sua contribuição para a comunidade como a extensão e a pesquisa, de que forma é o ensino e sua política-pedagógica.
Foi interessante, estudar Paulo Freire na Pedagogia da Autonomia, o Anísio Teixeira grande pioneiro da educação pública, o Boaventura Santos um intelectual atuante nos dias atuais e o Milton Santos geógrafo que nos ensinou muito bem sobre a globalização, capitalismo e desigualdades sociais. Estes teóricos são base do Plano Orientador da UFSB, sem eles talvez a universidade não seria tão inclusiva e revolucionária.
A UFSB tem tão pouco tempo de existência, mas já consigo imaginar suas contribuições futuras para o desenvolvimento territorial em diversos setores, como educação, economia, política, saúde, cultura, o campo científico, enfim hoje educadores e educandos aprendem juntos e futuramente serão peças fundamentais para avanço regional.
Desde já agradeço a educadora Regina Oliveira, por sua metodologia pedagógica, pela dedicação e paciência ao ensinar, principalmente por nos dá lugar de fala em todos os encontros online.
Contudo, o que fica desde componente é o aprendizado e a compreensão de que a educação muda o mundo, como afirma o eterno Paulo Freire.
O que fica?
Mais reconhecimento de minha identidade
Gratidão a todos(a) que contribuíram e
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